O compromisso de associações de migrantes, organizações e academia pelos direitos humanos das pessoas em mobilidade Report as inadecuate




O compromisso de associações de migrantes, organizações e academia pelos direitos humanos das pessoas em mobilidade - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2013, 21 41*

Author: Carmem Lussi

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042018014


Teaser



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil Lussi, Carmem O compromisso de associações de migrantes, organizações e academia pelos direitos humanos das pessoas em mobilidade REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
21, núm.
41*, juliodiciembre, 2013, pp.
259-276 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042018014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Carmem Lussi O COMPROMISSO DE ASSOCIAÇÕES DE MIGRANTES, ORGANIZAÇÕES E ACADEMIA PELOS DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS EM MOBILIDADE Carmem Lussi* O texto desenvolve-se em três partes principais.
Inicialmente apresentam-se algumas reflexões sobre as premissas que caracterizam a abordagem ao tema, em uma perspectiva “a partir de baixo”. Seguem breves anotações sobre metodologias e objetivos do estudo e do compromisso pelos direitos humanos das pessoas e dos grupos em mobilidade e, enfim, apresentam-se elementos de análise de três tipologias de experiências de organizações de base sobre o tema da mobilidade humana, dos direitos de seus protagonistas e da busca por políticas migratórias norteadas por, ou pelo menos respeitosas dos direitos humanos das pessoas em mobilidade e suas famílias. Palavras-chave: direitos humanos, migrantes, migrantes, organizações da sociedade civil. associações de Introdução Uma pergunta subjaz às reflexões que deram origem ao presente texto1: existem convergências ou possibilidades de articulação entre o compromisso das organizações2, grupos ou associações de base pelos direitos dos migrantes e o interesse do mundo aca...





Related documents