Saúde e democracia, hoje Report as inadecuate




Saúde e democracia, hoje - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Saúde em Debate 2010, 34 87

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406341768001


Teaser



Saúde em Debate ISSN: 0103-1104 revista@saudeemdebate.org.br Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Brasil Saúde e democracia, hoje Saúde em Debate, vol.
34, núm.
87, octubre-diciembre, 2010, pp.
604-606 Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406341768001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 604 EDITORIAL Saúde e democracia, hoje (luando, nos seus prim6rdios enrre os anos 70 e 80, o CEBES forjou --- .:eu more saúde e democracia, não dnhamos ideia da enorme problemática que tal relação viria a apresemar na dêcada que se inicia neste ano de 2010, lllarcado pelo pleito derivo para presidente e governadores. Não é que atualmeme ponhamos em dúvida a validade e a oportunidade deste mote, entendendo sempre a saúde e a democracia em semido amplo. Para n6s, saúde tem aqui um sem ido que transcende a organização de um setor de ações e serviços voltados para a promoção.
prevenção e recuperação da saúde individual ou coletiva, algo que hoje se identifica com o SUS, seus problemas de financiamento e de gestão e assim por diante.
Por sua vez, democracia não [em somente o significado de organização periódica de processos de escolha de represemantes do povo e o exercício das funções legislativas e executivas de governo.
Ou seja, democracia não é só a alter~ nância das pessoas e p:trtidos escolhidos para governar. Retomando a célebre definição de Canguilhem, que tanto nos ins~ pirou nos anos primordiais do Movimento Sanitário, saúde tem a ver com os diferentes modos de andar avida.
Podemos, então, perguntar como anda a vida do brasileiro quanto à sua necessidade de contar com um ambiente social e físi...





Related documents