Fatores associados ao consumo de risco de álcool entre homens adultos na atenção primária à saúde Report as inadecuate




Fatores associados ao consumo de risco de álcool entre homens adultos na atenção primária à saúde - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Nelma Baldin ; Mariluci Paiva ;Saúde em Debate 2011, 35 89

Author: Selma Cristina Franco

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406344813006


Teaser



Saúde em Debate ISSN: 0103-1104 revista@saudeemdebate.org.br Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Brasil Franco, Selma Cristina; Baldin, Nelma; Paiva, Mariluci Fatores associados ao consumo de risco de álcool entre homens adultos na atenção primária à saúde Saúde em Debate, vol.
35, núm.
89, abril-junio, 2011, pp.
217-227 Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406344813006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original • Original Article Fatores associados ao consumo de risco de álcool entre homens adultos na atenção primária à saúde Factors associated with risk alcohol consumption among male adults at primary health care Selma Cristina Franco1, Nelma Baldin2, Mariluci Paiva3 Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas; Professora do curso de Medicina e do Mestrado em Saúde e Meio Ambiente da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). scfranco@terra.com.br 1 Doutora em Educação pela UNICAMP; Professora do curso de Educação e do Mestrado em Saúde e Meio Ambiente da UNIVILLE. nelma@linhalivre.net 2 Mestre em Saúde e Meio Ambiente; Professora do curso de Medicina da UNIVILLE. marilucipaiva@gmail.com 3 RESUMO O objetivo do estudo foi descrever o perfil de adultos do gênero masculino, classificá-los em zonas de risco para o consumo de álcool e identificar os fatores de risco. Realizou-se inquérito domiciliar em área de unidade de Saúde da Família, utilizando o instrumento AUDIT e um questionário estruturado.
Foram entrevistados 564 homens, os quais foram classificados nas zonas I (78,5%), II (15,6%), III (3,0%) e IV (2,9%).
Identificou-se maior ocorrência...





Related documents