Anemia carencial na infância: um importante problema de saúde pública Report as inadecuate




Anemia carencial na infância: um importante problema de saúde pública - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Paulista de Pediatria 2008, 26 1

Author: Marileise dos Santos Obelar

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406038924001


Teaser



Revista Paulista de Pediatria ISSN: 0103-0582 rpp@spsp.org.br Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil dos Santos Obelar, Marileise Anemia carencial na infância: um importante problema de saúde pública Revista Paulista de Pediatria, vol.
26, núm.
1, marzo, 2008, pp.
4-5 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406038924001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial Anemia carencial na infância: um importante problema de saúde pública Nutritional anemia during childhood: an important public health problem A s carências nutricionais constituem problema relevante para a saúde das crianças e dos adolescentes.
Globalmente, apesar de atravessarmos um período de transição nutricional, com importante redução na prevalência da desnutrição infantil, a anemia carencial, infelizmente, desponta no contexto atual como uma grande endemia(1). A anemia é considerada uma preocupação para a saúde populacional quando a freqüência dos valores de hemoglobina abaixo dos pontos de corte referendados para as diversas faixas etárias compromete mais de 5% dos indivíduos.
A sua prevalência entre 5 e 19,9% caracteriza um problema discreto; de 20 a 39,9%, um problema moderado; e 40% ou mais, uma grave situação de Saúde Pública(2). O Brasil mostra índices crescentes de prevalência de anemia, com níveis que chegam a 70% em algumas regiões(3).
Isto é apenas uma demonstração parcial do problema, uma vez que, ocultos na população, encontram-se até duas vezes mais casos não diagnosticados de deficiência de ferro, considerada hoje a carência nutricional de maior prevalência no mundo(2). A prevalência de anemia encontrada no estudo...





Related documents