Introdução alimentar e anemia em lactentes do município de campinas sp Report as inadecuate




Introdução alimentar e anemia em lactentes do município de campinas sp - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Júlia Laura D. Bernardi ; Antônio de Azevedo Barros Filho ;Revista Paulista de Pediatria 2009, 27 4

Author: Regina Esteves Jordão

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406038931006


Teaser



Revista Paulista de Pediatria ISSN: 0103-0582 rpp@spsp.org.br Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil Esteves Jordão, Regina; Bernardi, Júlia Laura D.; de Azevedo Barros Filho, Antônio Introdução alimentar e anemia em lactentes do município de Campinas (SP) Revista Paulista de Pediatria, vol.
27, núm.
4, diciembre, 2009, pp.
381-388 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406038931006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original Introdução alimentar e anemia em lactentes do município de Campinas (SP) Feeding pattern and anemia in infants in the city of Campinas, São Paulo, Brazil Regina Esteves Jordão1, Júlia Laura D.
Bernardi2, Antônio de Azevedo Barros Filho3 RESUMO ABSTRACT Objetivo: Verificar a prevalência de anemia em crianças do município de Campinas, levando-se em consideração a introdução de alimentos complementares. Métodos: Estudo transversal realizado com 354 crianças de seis a 12 meses de idade, sorteadas do Sistema de Informações de Nascidos Vivos da cidade de Campinas.
Profissionais da área da saúde devidamente treinados realizaram entrevista domiciliar com as mães dos lactentes, as quais responderam a um questionário contendo dados sobre a introdução de alimentos e condições socioeconômicas.
Ao final, coletou-se sangue capilar do lactente, para dosagem de hemoglobina com o Hemocue®.
Foram consideradas anêmicas as crianças com concentrações de hemoglobina inferiores a 11g-dL.
Os dados foram avaliados por análise de sobrevida para verificar a associação da introdução alimentar com a anemia. Resultados: Dos lactentes estudados, 66,5% apresentaram níveis de hemoglobina 11g-dL....





Related documents