Ambiente familiar e consumo de álcool e tabaco entre adolescentes Report as inadecuate




Ambiente familiar e consumo de álcool e tabaco entre adolescentes - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Renato Nabas Ventura ; José Roberto S. Brêtas ;Revista Paulista de Pediatria 2009, 27 4

Author: Rafael Souza Moreno

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406038931002


Teaser



Revista Paulista de Pediatria ISSN: 0103-0582 rpp@spsp.org.br Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil Souza Moreno, Rafael; Nabas Ventura, Renato; Brêtas, José Roberto S. Ambiente familiar e consumo de álcool e tabaco entre adolescentes Revista Paulista de Pediatria, vol.
27, núm.
4, diciembre, 2009, pp.
354-360 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406038931002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original Ambiente familiar e consumo de álcool e tabaco entre adolescentes Familiar environment and use of alcohol and tobacco among teenagers Rafael Souza Moreno1, Renato Nabas Ventura2, José Roberto S.
Brêtas3 Resumo aBSTRACT Objetivo: Analisar a influência do ambiente familiar em relação ao uso de álcool e tabaco pelos adolescentes. métodos: Trata-se de estudo descritivo, elaborado a partir da análise e aprofundamento da categoria referente ao uso de drogas lícitas e a influência familiar, presente em um questionário semiestruturado, contendo ao todo 25 questões sobre o uso álcool e tabaco, realizado junto a 1.533 adolescentes de ambos os sexos, tendo por critérios de inclusão: adolescentes entre dez e 20 anos de idade, matriculados e frequentando regularmente a sexta, a sétima ou a oitava séries do ensino fundamental e o primeiro, o segundo ou o terceiro anos do ensino médio das escolas estaduais situadas nas regiões de Santo Eduardo e Santa Emília, no município de Embu, no período matutino, e que aceitaram participar das oficinas de prevenção e promoção da saúde realizadas pelo Projeto Corporalidade e Promoção da Saúde.
A análise estatística foi aplicada por meio do teste do qui-quadrado, ao nív...





Related documents