Tabaco: um problema pediátrico Report as inadecuate




Tabaco: um problema pediátrico - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ronaldo Ramos Laranjeira ;Revista Paulista de Pediatria 2009, 27 4

Author: Ana Cecilia P. R. Marques

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406038931001


Teaser



Revista Paulista de Pediatria ISSN: 0103-0582 rpp@spsp.org.br Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil Marques, Ana Cecilia P.
R.; Ramos Laranjeira, Ronaldo Tabaco: um problema pediátrico Revista Paulista de Pediatria, vol.
27, núm.
4, diciembre, 2009, pp.
352-353 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406038931001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial Tabaco: um problema pediátrico Tobacco: a pediatric problem Ana Cecilia P.
R.
Marques1, Ronaldo Ramos Laranjeira2 A família é a matriz para a formação e desenvolvimento dos indivíduos que a compõem, transmitindo valores, regras, costumes e ideais.
Sua influência vai desde padrões de comportamento até a qualidade da saúde de seus membros em todas as etapas da vida.
Se o modelo parental tem como característica o uso do tabaco, os demais membros da família, principalmente as crianças, sofrerão esse impacto de forma direta – achados comprovados por pesquisas internacionais e nacionais(1,2). As repercussões do uso de drogas psicotrópicas por gestantes tem sido alvo de estudos na atualidade.
Além de atravessarem a placenta e modificarem o desenvolvimento do feto, a manutenção do uso da substância pela mãe após o parto pode acarretar diferentes problemas por meio do aleitamento e do ambiente poluído(3,4).
O tabaco diminui a produção de leite, a concentração de gordura do leite e reduz o tempo de amamentação, além de agredir drasticamente as vias aéreas da lactante e das crianças(5).
A nicotina se acumula no leite humano cerca de 30 minutos após o consumo de um cigarro e pode ser encontrada em concentrações até três vezes maiores que no sangue materno...





Related documents