Bruxismo na infância: um sinal de alerta para odontopediatras e pediatras Report as inadecuate




Bruxismo na infância: um sinal de alerta para odontopediatras e pediatras - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Renata Cristiane da Silva ; Angela Cristina C. Zuanon ;Revista Paulista de Pediatria 2009, 27 3

Author: Michele Baffi Diniz

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406038930015


Teaser



Revista Paulista de Pediatria ISSN: 0103-0582 rpp@spsp.org.br Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil Baffi Diniz, Michele; da Silva, Renata Cristiane; Zuanon, Angela Cristina C. Bruxismo na infância: um sinal de alerta para odontopediatras e pediatras Revista Paulista de Pediatria, vol.
27, núm.
3, septiembre, 2009, pp.
329-334 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406038930015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo de Revisão Bruxismo na infância: um sinal de alerta para odontopediatras e pediatras Childhood bruxism: a warning sign to pediatric dentists and pediatricians Michele Baffi Diniz1, Renata Cristiane da Silva2, Angela Cristina C.
Zuanon3 RESUMO Objetivo: Apresentar uma revisão de literatura sobre o bruxismo na infância, abordando os fatores etiológicos, as características clínicas, os sinais e sintomas, a importância do diagnóstico por parte dos pediatras e odontopediatras e o tratamento multidisciplinar desta condição parafuncional. Fontes de dados: Foram selecionados os artigos mais relevantes sobre o tema publicados desde 1907 até 2007, com pesquisa realizada no Medline, na Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO) e em livros de Odontologia. Síntese dos dados: O bruxismo é definido como um hábito não funcional do sistema mastigatório, caracterizado pelo ato de ranger ou apertar os dentes, podendo ocorrer durante o dia e durante o sono.
A etiologia é multifatorial e a literatura sugere vários fatores associados: dentário, fisiológico, psicológico e neurológico.
As forças exercidas pelo bruxismo podem provocar distúrbios em diferentes graus nos dentes e nos tecidos de suporte, na musculatura ...





Related documents