Conhecimento da rotulagem de produtos industrializados por familiares de pacientes com alergia a leite de vaca Report as inadecuate




Conhecimento da rotulagem de produtos industrializados por familiares de pacientes com alergia a leite de vaca - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Antonio Carlos Pastorino ; Ana Paula B. M. Castro ; Glauce Hiromi Yonamine ; Andréa Keiko F. Gushken ; Cristina Miuki A. Jacob ;Revista Paulista de Pediatria 2009, 27 3

Author: Bruna de Lima Binsfeld

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406038930010


Teaser



Revista Paulista de Pediatria ISSN: 0103-0582 rpp@spsp.org.br Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil de Lima Binsfeld, Bruna; Pastorino, Antonio Carlos; Castro, Ana Paula B.
M.; Hiromi Yonamine, Glauce; Gushken, Andréa Keiko F.; Miuki A.
Jacob, Cristina Conhecimento da rotulagem de produtos industrializados por familiares de pacientes com alergia a leite de vaca Revista Paulista de Pediatria, vol.
27, núm.
3, septiembre, 2009, pp.
296-302 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406038930010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original Conhecimento da rotulagem de produtos industrializados por familiares de pacientes com alergia a leite de vaca Knowledge of industrialized dairy products labels by parents of patients allergic to cow’s milk Bruna de Lima Binsfeld1, Antonio Carlos Pastorino2, Ana Paula B.
M.
Castro3, Glauce Hiromi Yonamine4, Andréa Keiko F.
Gushken5, Cristina Miuki A.
Jacob6 RESUMO Objetivo: Avaliar a capacidade de identificação dos termos relacionados ao leite de vaca em rótulos de produtos industrializados por familiares de pacientes com alergia à bebida. Métodos: Estudo transversal, descritivo, baseado em entrevista com familiares de pacientes.
Inicialmente, aplicou-se um questionário sobre o hábito de leitura de rótulos e identificação de termos relacionados ao leite e, posteriormente, apresentaram-se rótulos de 12 produtos industrializados para que os familiares decidissem sobre a sua exclusão da dieta do paciente. Resultados: Dos 52 entrevistados, 80,8% eram mães e 79,0% apresentavam nível médio ou superior de escolaridade.
A mediana do tempo em seguimento já com orientação para dieta de exc...





Related documents