Fatores associados ao excesso de peso em crianças de uma favela do nordeste brasileiro Report as inadecuate




Fatores associados ao excesso de peso em crianças de uma favela do nordeste brasileiro - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

João Guilherme B. Alves ; José Natal Figueiroa ;Revista Paulista de Pediatria 2009, 27 3

Author: Pollyanna Patriota Siqueira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406038930004


Teaser



Revista Paulista de Pediatria ISSN: 0103-0582 rpp@spsp.org.br Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil Patriota Siqueira, Pollyanna; B.
Alves, João Guilherme; Natal Figueiroa, José Fatores associados ao excesso de peso em crianças de uma favela do Nordeste brasileiro Revista Paulista de Pediatria, vol.
27, núm.
3, septiembre, 2009, pp.
251-257 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406038930004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original Fatores associados ao excesso de peso em crianças de uma favela do Nordeste brasileiro Variables associated with overweight in children from a shantytown in the Northeast of Brazil Pollyanna Patriota Siqueira1, João Guilherme B.
Alves2, José Natal Figueiroa3 RESUMO Abstract Objetivo: Determinar a frequência e os principais fatores associados a sobrepeso e obesidade em crianças moradoras de uma favela do Nordeste do Brasil. Métodos: Estudo transversal com amostra de 86 crianças (40 eutróficas e 46 sobrepeso-obesas), com idade entre cinco e nove anos, selecionadas em um universo de 508 crianças nesta faixa etária, avaliadas e cadastradas na Unidade de Saúde da Família (USF).
Para definição de sobrepeso-obesidade, foram utilizados os pontos de corte estabelecidos por Cole et al.
Pesquisaram-se variáveis biológicas, socioeconômicas, hábitos alimentares, tempo em frente à televisão e sedentarismo.
Para a análise dos dados foram empregados os testes de associação, sendo significante p 0,05. Resultados: A frequência de sobrepeso-obesidade entre as 508 crianças foi 13%.
Ingestão calórica excessiva, consumo de refresco artificial açucarado e sedentarismo foram os fatores asso...





Related documents