Avaliação nutricional de crianças do vale do alto jequitinhonha com a utilização das novas curvas de crescimento do nchs e da oms Report as inadecuate




Avaliação nutricional de crianças do vale do alto jequitinhonha com a utilização das novas curvas de crescimento do nchs e da oms - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Joel Alves Lamounier ;Revista Paulista de Pediatria 2009, 27 2

Author: Francisco José F. Silveira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406038929003


Teaser



Revista Paulista de Pediatria ISSN: 0103-0582 rpp@spsp.org.br Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil Silveira, Francisco José F.; Alves Lamounier, Joel Avaliação nutricional de crianças do Vale do Alto Jequitinhonha com a utilização das novas curvas de crescimento do NCHS e da OMS Revista Paulista de Pediatria, vol.
27, núm.
2, junio, 2009, pp.
133-138 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406038929003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original Avaliação nutricional de crianças do Vale do Alto Jequitinhonha com a utilização das novas curvas de crescimento do NCHS e da OMS Nutritional assessment of children of the Jequitinhonha Valley region in Brazil with NCHS and the new WHO growth charts Francisco José F.
Silveira1, Joel Alves Lamounier2 Resumo Abstract Objetivo: Analisar comparativamente a avaliação nutricional de crianças em uma região carente do estado de Minas Gerais, utilizando curva de crescimento padrão de referência do NCHS e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Métodos: Estudo transversal realizado em três municípios da região do Alto Jequitinhonha, Minas Gerais.
Foram incluídas as crianças com até 24 meses de idade, residentes nas áreas rurais e urbanas.
A coleta de dados foi feita em julho de 2000.
Análises comparativas foram feitas utilizando-se as curvas de crescimento do NCHS e da OMS com os programas Epi-Info 6.04b, Excel e Anthro 2005. Resultados: Foram analisados dados de 450 crianças.
A população era predominantemente de baixo nível socioeconômico, sendo 85,3% com renda per capita inferior a meio salário mínimo. Utilizando-se respectivamente as curvas da OMS e do NCHS,...





Related documents