As pesquisas sobre o -estado do conhecimento- em relações étnico-raciais Report as inadecuate




As pesquisas sobre o -estado do conhecimento- em relações étnico-raciais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2015, 62

Author: Tânia Mara Pedroso Müller

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405642641010


Teaser



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Pedroso Müller, Tânia Mara As pesquisas sobre o “estado do conhecimento” em relações étnico-raciais Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
62, diciembre, 2015, pp.
164-183 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405642641010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto As pesquisas sobre o “estado do conhecimento” em relações étnico-raciais [  The researches about the “state of knowledge” in ethnic-racial relationships Tânia Mara Pedroso Müller 1 resumo  •  O artigo é resultado do mapeamento de pesquisas sobre o “estado do conhecimento” em relações étnico-raciais no Brasil.
Inicia-se por analisar a produção brasileira que teve esta abordagem metodológica como referência, para apresentar posteriormente os estudos que focaram no estado da arte das relações étnico-raciais.
Ao realizarmos esta revisão de literatura visamos indicar aspectos relevantes ao conjunto de análises já produzidas sobre o tema, as demandas detectadas pelos autores, a diversidade de problemáticas reveladas, as urgências e silenciamentos existentes sobre os quais elas puderam desvelar e as permanências apontadas.
Concluímos coligando as principais ações, propostas e críticas definidas nas pesquisas que se coadunam com aquelas defendidas pelo Movimento Negro e pesquisadoras- es das diferentes áreas que lutam pela superação do racismo no Brasil.  •  palavras-chave Estado do conhecimento; estado da arte; relações étnico-raciais; educação; racismo.
•  abstract  The article is resulted from mapping about th...





Related documents