Performances de gênero na umbanda: a pombagira como interpretação afro–brasileira de -mulher-? Report as inadecuate




Performances de gênero na umbanda: a pombagira como interpretação afro–brasileira de -mulher-? - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

José Francisco Miguel Henriques Bairrão ;Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2015, 62

Author: Mariana Leal de Barros

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405642641008


Teaser



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Leal de Barros, Mariana; Henriques Bairrão, José Francisco Miguel Performances de gênero na umbanda: a pombagira como interpretação afro–brasileira de “mulher”? Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
62, diciembre, 2015, pp.
126-145 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405642641008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Performances de gênero na umbanda: a pombagira como interpretação afro–brasileira de “mulher”? [  Gender performances in umbanda: the pombagira as an Afro–Brazilian interpretation of “woman”? Mariana Leal de Barros1 José Francisco Miguel Henriques Bairrão2 resumo  •  Este artigo investiga a pombagira, entidade feminina do panteão umbandista que contesta estereótipos de gênero e oferece à comunidade afro–brasileira possibilidades de elaborar a maneira como compreendem o “feminino” e a “mulher”.
Com base em pesquisa etnográfica desenvolvida em seis terreiros de umbanda do estado de São Paulo, entrevistas com mulheres médiuns e com as suas próprias pombagiras, argumenta–se que quando damos ouvidos ao campo sem nos prendermos a preconcepções de masculino e de feminino, o que se encontra é uma reconfiguração das qualidades associadas ao “ser mulher”. Os dados foram analisados mediante atenção aos significantes que se repetiram nas entrevistas e na interação em campo discutidos a partir dos estudos de gênero.
•  palavras–chave Gênero; umbanda; performance; pombagira; etnopsicanálise abstract  The pombagira, a female entity in the umbanda pantheon...





Related documents