Jaula de vidro Report as inadecuate




Jaula de vidro - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2015, 60

Author: Silvia Viana

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405641282006


Teaser



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Viana, Silvia Jaula de vidro Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
60, abril, 2015, pp.
91-109 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405641282006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Jaula de vidro [  Glass cage Silvia Viana1 resumo  Como novo formato da indústria cultural, os reality shows se tornaram objeto de interesse acadêmico na última década.
Das variadas análises a seu respeito, as mais comuns são aquelas voltadas para o interesse gerado em um público ávido pelo obsceno, pelo perverso ou, em sentido lacaniano, por um “acesso imediato ao Real”.
Na contramão dessa perspectiva, o presente trabalho busca desenvolver a hipótese segundo a qual tais programas apresentam, em sua forma engessada, não obstante a multiplicação de conteúdos, nossa própria fantasia social.
Ou seja, não se trata de uma configuração barrada da cena social, mas daquilo mesmo que a sustenta: nossa reprodução no mundo de trabalho, organizado segundo a acumulação capitalista flexível.
O presente ensaio não é uma síntese, mas a reapresentação de algumas das conclusões às quais cheguei em minha pesquisa de doutorado, a respeito de reality shows, realizada junto ao Departamento de Sociologia da USP.  •  palavras-chave  Reality show, ideologia, trabalho, sofrimento, indiferença.  •  abstract  As new format of the cultural industry, reality shows have become the subject of academic interest in the last decade.
Among the various analyzes about it, the most common are those related to the interest generated on a ...





Related documents