Os coronéis – de mendonça a paulo honório: notas sobre tipicidade e realismo em s. bernardo Report as inadecuate




Os coronéis – de mendonça a paulo honório: notas sobre tipicidade e realismo em s. bernardo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2015, 60

Author: Hermenegildo Bastos

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405641282002


Teaser



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Bastos, Hermenegildo Os coronéis – de Mendonça a Paulo Honório: notas sobre tipicidade e realismo em S. Bernardo Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
60, abril, 2015, pp.
19-33 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405641282002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Os coronéis – de Mendonça a Paulo Honório: notas sobre tipicidade e realismo em S.
Bernardo [  The “coronéis” – from Mendonça to Paulo Honório: notes about typicality and realism in S.
Bernardo. Hermenegildo Bastos1 resumo  Considerando o legado modernista brasileiro, do qual foi um herdeiro sempre crítico, Graciliano Ramos em S.
Bernardo faz o seu narrador-personagem vivenciar de modo dramático, e até o extremo, os problemas do escritor na luta por captar o sentido do destino humano em uma situação de degradação e achatamento da vida.
Escrever se revela, ao final, como caminho para a compreensão do processo de desumanização.
Mas, para tanto, é necessário que a escrita vá além da representação da mera singularidade e se encaminhe para a construção do tipo, entendido como uma forma capaz de iluminar as contradições.
A teoria do tipo, ou da particularidade, como elaborada por Lukács, revela aqui o seu valor e atualidade.  •  palavraschave  S.
Bernardo de Graciliano Ramos; a herança crítica do legado do Modernismo brasileiro; a escrita literária como caminho para o entendimento das contradições sociais; Lukács e a estética da particularidade.
  •  abstract  Considering the Brazilian modernist legacy, of which...





Related documents