Cartografia e paisagem: o mapa como objeto de estudo Report as inadecuate




Cartografia e paisagem: o mapa como objeto de estudo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2016, 65

Author: Mônica Balestrin Nunes

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405649590006


Teaser



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Balestrin Nunes, Mônica Cartografia e paisagem: o mapa como objeto de estudo Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
65, diciembre, 2016, pp.
96-119 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405649590006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Cartografia e paisagem: o mapa como objeto de estudo [ Cartography and landscape: the map as an object of study Mônica Balestrin Nunes1 Artigo baseado na tese de doutorado defendida em 2014 no Departamento de Geografia da FFLCH-USP (Paisagens clandestinas: a estrutura fundiária como componente da paisagem da zona leste paulistana) sob orientação da professora doutora Amália Inés Geraiges de Lemos.
A participação no Grupo USP-Cofecub contribuiu para a consolidação dos estudos sobre a importância da cartografia e a sua integração na pesquisa. RESUMO • O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem da cartografia em sua forma objetiva, relacionada à produção e pesquisa de mapas, e também na forma simbólica, como ferramenta de compreensão do espaço, das relações sociais e da paisagem.
Está estruturado a partir de breve consideração sobre o papel dos mapas e as relações de poder para em seguida, tratar dos mapas urbanos e como eles podem ser ferramentas na produção das cidades, com a devida distinção entre os mapas que produzem espaço e mapas que são produzidos pelo espaço. O estudo de caso é a cidade de São Paulo, entre 1930 e 1980.
Estas considerações dão suporte à abordagem da leitura das paisagens por meio dos mapas e à aproximação da cartografia com a...





Related documents