Cotidiano e trabalho no bairro do bexiga: uma hipótese a ser pensada 1906-1931 Report as inadecuate




Cotidiano e trabalho no bairro do bexiga: uma hipótese a ser pensada 1906-1931 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2016, 65

Author: Sheila Schneck

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405649590005


Teaser



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Schneck, Sheila Cotidiano e trabalho no bairro do Bexiga: uma hipótese a ser pensada (1906-1931) Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
65, diciembre, 2016, pp.
72-95 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405649590005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Cotidiano e trabalho no bairro do Bexiga: uma hipótese a ser pensada (1906-1931) [ Everyday life and work in a quarter of Bexiga: a chance to be thought (1906-1931) Sheila Schneck 1 RESUMO • No processo de expansão urbana sofrido pela cidade de São Paulo desde a segunda metade do século XIX, decorrente do desenvolvimento da economia cafeeira e da inserção do estado de São Paulo no mercado exportador, iniciativas orientadas por um zoneamento e especialização de usos e funções foram adotadas com o objetivo de adequar a capital paulista ao novo papel.
Assim, parte das moradias e de segmentos do comércio, oficinas, fábricas e serviços menos nobres deslocaram-se em direção aos bairros vizinhos ao perímetro central.
Este ensaio se propõe a conhecer e compreender de que maneira o bairro do Bexiga se inseriu no movimento de reespacialização social e das funções urbanas – seu papel na reconfiguração da cidade –, assim como suas conexões com o espaço urbano mais amplo.
• PALAVRAS-CHAVE • São Paulo; urbanização; bairros; trabalho; funções.
• ABSTRACT • In the process of urban expansion suffered by the city of São Paulo since the second half of the 19th century, due to the development of the coffee economy and the insertion of the state of São Pa...





Related documents