Dinâmicas de representações espaciais e dados cartográficos em lyon no início do século xx: uma primeira abordagem Report as inadecuate




Dinâmicas de representações espaciais e dados cartográficos em lyon no início do século xx: uma primeira abordagem - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2016, 64

Author: Enali De Biaggi

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405646788012


Teaser



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil De Biaggi, Enali Dinâmicas de representações espaciais e dados cartográficos em Lyon no início do século XX: uma primeira abordagem Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
64, 2016, pp.
75-98 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405646788012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Dinâmicas de representações espaciais e dados cartográficos em Lyon no início do século XX: uma primeira abordagem [ Spatial representations dynamics and cartographic data in Lyon in the early twentieth century: a first approach Enali De Biaggi1 RESUMO • O mapeamento da cidade de Lyon no início do século XX parece ter sido pouco estudado quando comparado ao número de textos dedicados a mapas e cartógrafos do século XIX.
Cartografia relacionada com a gestão urbana ou mapeamento militar, vários conjuntos de mapas concentram recursos valiosos para compreender as transformações da cidade naquele momento.
Este texto concentra-se em dois pontos principais que parecem emergir: o fortalecimento de um mapeamento detalhado – em escalas de 1:500 a 1:2.000; e um mapeamento “estendido” no momento em que a cidade se amplia num processo de metropolização.
Analisando as continuidades e descontinuidades nos mapas produzidos no período, que vai até ao final da Segunda Guerra Mundial, tenta-se propor novas linhas de pesquisa. • PALAVRAS-CHAVE • Cartografia; mapeamento urbano; Lyon; século XX; metropolização.
• ABSTRACT • The mapping of the city of Lyons in the early twentieth century has not deserved enough attention compared to the ...





Related documents