Saúde urbana e higienismo, o exemplo da franç Report as inadecuate




Saúde urbana e higienismo, o exemplo da franç - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2016, 64

Author: Virginie Chasles

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405646788011


Teaser



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Chasles, Virginie Saúde urbana e higienismo, o exemplo da Franç Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
64, 2016, pp.
65-74 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405646788011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Saúde urbana e higienismo, o exemplo da França [ Urban health and hygienism, the example of France Virginie Chasles1 Artigo traduzido do francês por Eliane Kuvasney. RESUMO • A saúde é um bom indicador de qualidade territorial e nos informa sobre a qualidade do ambiente vivido.
A saúde na cidade foi compreendida, por um longo tempo, através das topografias médicas, que puderam evidenciar os riscos de saúde ligados à concepção das cidades.
Este artigo visa ilustrar as interações antigas entre cidade e saúde.
Num primeiro momento, tratar-se-á da apresentação histórica de alguns indicadores de morbidade e de mortalidade, além de alguns fatores de risco. Veremos, em seguida, como a conscientização em relação aos desafios sanitários na cidade pôde influenciar o urbanismo e, através da incorporação do higienismo, como se pôde pensar em preservar a saúde das populações, transformando o seu espaço.
Este texto evidenciará o caso da França e da cidade de Lyon.
• PALAVRAS-CHAVE • Saúde urbana; medicina; higienismo; Lyon.
• ABSTRACT • Health is a good indicator of territorial quality and provides information on the quality of the place of life.
Health in the city was early apprehended through medical topographies.
They were able to highlight the health risks associated with urban building...





Related documents