Efeitos da idade sobre as frequências de micronúcleos e alterações nucleares degenerativas Report as inadecuate




Efeitos da idade sobre as frequências de micronúcleos e alterações nucleares degenerativas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Antônio de Oliveira Costa Neto ; Eneida de Moraes Marcílio Cerqueira ; José Roberto Cardoso Meireles ;Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 2016, 19 4

Author: Gregory Alves Ferraz

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=403847457007


Teaser



Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia ISSN: 1809-9823 revistabgg@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Alves Ferraz, Gregory; de Oliveira Costa Neto, Antônio; de Moraes Marcílio Cerqueira, Eneida; Cardoso Meireles, José Roberto Efeitos da idade sobre as frequências de micronúcleos e alterações nucleares degenerativas Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol.
19, núm.
4, julio-agosto, 2016, pp.
627634 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=403847457007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Efeitos da idade sobre as frequências de micronúcleos e alterações nucleares degenerativas Effects of age on the frequency of micronuclei and degenerative nuclear abnormalities Gregory Alves Ferraz1 Antônio de Oliveira Costa Neto1 Eneida de Moraes Marcílio Cerqueira1 José Roberto Cardoso Meireles1 Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do envelhecimento, do gênero e de fatores relacionados ao estilo de vida na indução de danos cromossômicos (micronúcleo) e de alterações nucleares degenerativas com o uso do teste de micronúcleo em células esfoliadas da mucosa oral.
A amostra incluiu oitenta indivíduos saudáveis divididos em quatro grupos de acordo com a faixa etária e o gênero: homens e mulheres de 19-29 anos (H19, M19), homens e mulheres com mais de sessenta anos (H60, M60).
Questionário de entrevista foi aplicado para caracterizar a amostra e para determinar um índice refletindo o estilo de vida (IVS).
A frequência de micronúcleos e alterações nucleares degenerativas foi significativamente maior entre os idosos (p 0,001) e não diferiu em função do gênero entre os...





Related documents