Efeito do envelhecimento cronológico e da prática regular de exercícios físicos sobre a aptidão cardiorrespiratória de mulheres idosas Report as inadecuate




Efeito do envelhecimento cronológico e da prática regular de exercícios físicos sobre a aptidão cardiorrespiratória de mulheres idosas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Priscila Rorato ; Ana Laura Felipe Braga ; Rodrigo Baumann Velho ; Maressa Priscila Krause ;Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 2016, 19 4

Author: Renan Kohler

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=403847457005


Teaser



Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia ISSN: 1809-9823 revistabgg@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Kohler, Renan; Rorato, Priscila; Felipe Braga, Ana Laura; Baumann Velho, Rodrigo; Krause, Maressa Priscila Efeito do Envelhecimento Cronológico e da Prática Regular de Exercícios Físicos sobre a Aptidão Cardiorrespiratória de Mulheres Idosas Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol.
19, núm.
4, julio-agosto, 2016, pp.
603612 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=403847457005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Efeito do Envelhecimento Cronológico e da Prática Regular de Exercícios Físicos sobre a Aptidão Cardiorrespiratória de Mulheres Idosas Effects of Aging and Exercise on the Cardiorespiratory Fitness of Older Women Renan Kohler1 Priscila Rorato1 Ana Laura Felipe Braga1 Rodrigo Baumann Velho1 Maressa Priscila Krause1 Resumo Objetivo: Este estudo analisou os efeitos do envelhecimento cronológico e da prática regular de exercícios físicos (PREX) na aptidão cardiorrespiratória (ACR) de idosas.
Métodos: Estudo descritivo com delineamento longitudinal que realizou a primeira avaliação em 2005 e a segunda em 2011 (intervalo médio de 5,8 anos), em 78 participantes.
A PREX definiu os grupos: Inativo (I), Insuficientemente-Ativo (IA) e Suficientemente-Ativo (SA).
O teste de caminhada de seis minutos avaliou a ACR.
Uma MANOVA com medidas repetidas foi utilizada a fim de verificar o efeito do tempo e dos grupos PREX sobre a ACR (p 0,05).
Resultados: As participantes foram classificadas em um baixo nível socioeconômico e com estado nutricional de sobrepeso.
A MANOVA demonstrou um e...





Related documents