Medo de cair associado a variáveis sociodemográficas, hábitos de vida e condições clínicas em idosos atendidos pela estratégia de saúde da família em campo grande-ms Report as inadecuate




Medo de cair associado a variáveis sociodemográficas, hábitos de vida e condições clínicas em idosos atendidos pela estratégia de saúde da família em campo grande-ms - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Mariana Bogoni Budib ; Adriane Pires Batiston ;Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 2016, 19 3

Author: Karina Ayumi Martins Utida

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=403846785006


Teaser



Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia ISSN: 1809-9823 revistabgg@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Martins Utida, Karina Ayumi; Bogoni Budib, Mariana; Pires Batiston, Adriane Medo de cair associado a variáveis sociodemográficas, hábitos de vida e condições clínicas em idosos atendidos pela Estratégia de Saúde da Família em Campo GrandeMS Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol.
19, núm.
3, julio-septiembre, 2016, pp. 441-452 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=403846785006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Medo de cair associado a variáveis sociodemográficas, hábitos de vida e condições clínicas em idosos atendidos pela Estratégia de Saúde da Família em Campo Grande-MS Fear of falling associated with sociodemographic and lifestyle variables and clinical conditions in elderly people registered with the Family Health Strategy in Campo Grande, Mato Grosso do Sul Karina Ayumi Martins Utida1 Mariana Bogoni Budib1 Adriane Pires Batiston1,2 Resumo Objetivo: Investigar o medo de cair entre idosos e sua associação com variáveis sociodemográficas, hábitos de vida, morbidades, equilíbrio, mobilidade e histórico de quedas (HQ).
Método: Estudo transversal realizado em nove Unidades de Saúde da Família do Distrito Sul de Campo Grande-MS.
Para a coleta de dados foi realizada entrevista a fim de identificar as variáveis clínicas de HQ e foi aplicada a escala Falls Efficacy ScaleInternational-Brasil (FES-I-Brasil) e o teste Timed Up and Go (TUG).
A análise estatística deu-se por meio do teste de correlação linear de Pearson (escala FES-I-Brasil em relação ao escore no T...





Related documents