Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática Report as inadecuate




Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Gustavo Bernardes Fanaro ;Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 2016, 19 1

Author: Elisângela Porfírio

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=403844773014


Teaser



Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia ISSN: 1809-9823 revistabgg@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Porfírio, Elisângela; Bernardes Fanaro, Gustavo Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol.
19, núm.
1, enero-marzo, 2016, pp. 153-164 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=403844773014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática Collagen supplementation as a complementary therapy for the prevention and treatment of osteoporosis and osteoarthritis: a systematic review Elisângela Porfírio1 Gustavo Bernardes Fanaro1 Resumo Introdução: O colágeno hidrolisado é reconhecido como um nutracêutico seguro, cuja combinação de aminoácidos estimula a síntese de colágeno nas cartilagens e na matriz extracelular de outros tecidos.
Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a ação do colágeno hidrolisado no tecido ósseo e cartilaginoso e suas finalidades terapêuticas na osteoporose e osteoartrite.
Método: A pesquisa foi realizada nas bases de dados Pubmed; MEDLINE; LILACS; SciELO.
Foram considerados artigos publicados no período de 1994 a 2014, nos idiomas inglês e português.
Resultados: A amostra final foi composta por nove artigos experimentais com modelos in vivo (animais e humanos) e in vitro (células humanas), que descrevem a utilização de diferentes doses de colágeno hidrolisado associadas ...





Related documents