Conhecimento e prática referidos por idosos no autocuidado com a pele no centro-oeste de minas gerais Report as inadecuate




Conhecimento e prática referidos por idosos no autocuidado com a pele no centro-oeste de minas gerais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Amanda Domingos Ferreira ; Amanda Laís Gonçalves Gama Pereira ;Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 2016, 19 1

Author: Juliana Ladeira Garbaccio

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=403844773005


Teaser



Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia ISSN: 1809-9823 revistabgg@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Ladeira Garbaccio, Juliana; Domingos Ferreira, Amanda; Laís Gonçalves Gama Pereira, Amanda Conhecimento e prática referidos por idosos no autocuidado com a pele no Centro-Oeste de Minas Gerais Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol.
19, núm.
1, enero-marzo, 2016, pp.
4556 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=403844773005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Conhecimento e prática referidos por idosos no autocuidado com a pele no Centro-Oeste de Minas Gerais Self-skincare knowledge and practice described by elderly persons in the mid-west of Minas Gerais Juliana Ladeira Garbaccio1 Amanda Domingos Ferreira1 Amanda Laís Gonçalves Gama Pereira1 Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento e a prática referidos por idosos em relação ao cuidado básico da própria pele.
Estudo transversal realizado no período de novembro de 2011 a agosto de 2012 em Arcos-MG.
Utilizou-se questionário estruturado, aplicado a 250 idosos, com respostas analisadas estatisticamente por meio dos testes Qui-quadrado e Exato de Fisher.
O conhecimento e prática sobre o autocuidado da pele foram avaliados a partir da mediana de acertos em 10 questões.
A maioria era do sexo feminino (54,8%), com idade entre 60 e 69 anos (52,4%), tinha ensino básico (71,6%) e exercia profissões que os expunham diretamente aos raios solares (58,0%).
A maioria (76,4%) afirmou não utilizar filtro de proteção solar apesar de considerar importante (77,6%).
A hidratação corporal por cremes foi referida por 55,6%.
Ident...





Related documents