Apresentação Report as inadecuate




Apresentação - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Rosa Moura ;Cadernos Metrópole 2017, 19 38

Author: Paulo Delgado

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=402850409001


Teaser



Cadernos Metrópole ISSN: 1517-2422 cadernosmetropole@outlook.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Delgado, Paulo; Moura, Rosa Apresentação Cadernos Metrópole, vol.
19, núm.
38, enero-abril, 2017, pp.
9-15 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=402850409001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Apresentação Este número dos Cadernos Metrópole traz artigos que fazem uma reflexão sobre “território e trabalho em tempos de crise”.
Essa temática se relaciona à recente crise mundial, cujo marco inicial foi a derrocada imobiliária americana, que transmutou em crise dos sistemas bancário e financeiro globais.
Uma crise que implicou, pela primeira vez, em mais de meio século, contração do produto mundial, atingindo, diferentemente das crises ocorridas nos anos 1980 e 1990, as economias dos países centrais.
Dos 217 países que constam da base de dados do Banco Mundial, 163 tiveram queda em sua taxa de crescimento no ano de 2008, relativamente ao ano anterior, sendo 94 deles com taxas negativas.
Dentre esse países estão os da América do Norte e a quase totalidade dos que integram a União Europeia.
Nessa região, a metade dos países voltou a apresentar taxas negativas de crescimento nos anos 2012 e 2013. Vale lembrar que as bases desse processo foram estabelecidas ainda no quarto final do século XIX.
A partir dos anos 1980, o capitalismo passou por um processo de transformação, como meio para abrir novas sendas para investimentos.
Ancorou-se na crescente abertura de mercados para a exportação de bens e serviços e no incremento acentuado das transações financeiras internacionais, possibilitad...





Related documents