Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos Report as inadecuate




Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Altemir José Gonçalves Barbosa ;Psico-USF 2011, 16 3

Author: Carolina Sertã Passos

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401036087008


Teaser



Psico-USF ISSN: 1413-8271 revistapsico@usf.edu.br Universidade São Francisco Brasil Sertã Passos, Carolina; Gonçalves Barbosa, Altemir José Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos Psico-USF, vol.
16, núm.
3, diciembre, 2011, pp.
317-326 Universidade São Francisco São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=401036087008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psico-USF, v.
16, n.
3, p.
317-326, set.-dez.
2011 317 Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos Carolina Sertã Passos1 – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil Altemir José Gonçalves Barbosa – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil Resumo Com objetivo de comparar características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos, mais especificamente criatividade, motivação e capacidade superior, foram utilizados dados provenientes de um programa que identifica estudantes talentosos com o Modelo das Portas Giratórias.
Os gêmeos responderam, também, ao Teste Torrance de Pensamento Criativo, à Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental e à Bateria de Provas de Raciocínio.
Eles possuem superdotação acadêmica e artística, sendo que um deles possui, também, altas habilidades para liderança e comunicação.
Verificou-se que eles apresentaram elevada criatividade, principalmente verbal. O envolvimento com a tarefa, que neste estudo foi reduzido à motivação para aprender, não está presente em níveis superiores nos gêmeos.
Mais semelhanças que diferenças entre os irmãos, talvez por eles compartilharem genes e ambientes, foram identificadas. Palavras-chave: Altas hab...





Related documents