A teoria triangular do amor de sternberg e o modelo dos cinco grandes fatores Report as inadecuate




A teoria triangular do amor de sternberg e o modelo dos cinco grandes fatores - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Maycoln Leoni Martins Teodoro ;Psico-USF 2011, 16 1

Author: Bruna Gomes Mônego

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401036084011


Teaser



Psico-USF ISSN: 1413-8271 revistapsico@usf.edu.br Universidade São Francisco Brasil Gomes Mônego, Bruna; Martins Teodoro, Maycoln Leoni A teoria triangular do amor de Sternberg e o modelo dos cinco grandes fatores Psico-USF, vol.
16, núm.
1, enero-abril, 2011, pp.
97-105 Universidade São Francisco São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=401036084011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psico-USF, v.
16, n.
1, p.97-105, jan.-abril 2011 97 A teoria triangular do amor de Sternberg e o modelo dos cinco grandes fatores Bruna Gomes Mônego – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil Maycoln Leoni Martins Teodoro1 – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil Resumo O presente estudo investigou a influência dos traços de personalidade de acordo com o modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) e do amor segundo a Teoria Triangular do Amor de Sternberg na satisfação conjugal.
A amostra foi composta por 192 universitários que vivenciavam um relacionamento amoroso classificado como Ficante, Namoro-Noivado ou Casamento.
Os participantes responderam coletivamente a Escala Fatorial de Satisfação em Relacionamento de Casal, a Escala Triangular do Amor de Sternberg e a Bateria Fatorial de Personalidade.
Os resultados indicaram padrões diferentes de correlação para cada tipo de relacionamento e o modelo de Regressão Linear Múltipla foi significativo (F = 23,19, gl = 10, p 0,001) e explicou 58% da variância.
Os construtos intimidade, paixão e realização contribuíram positivamente para a satisfação, enquanto que o traço neuroticismo apresentou influência negativa.
O componente compromisso e os demais traços de personalidade não obtive...





Related documents