Influência dos pais no processo de escolha profissional dos filhos: uma revisão da literatura Report as inadecuate




Influência dos pais no processo de escolha profissional dos filhos: uma revisão da literatura - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Lucy Leal Melo-Silva ;Psico-USF 2011, 16 1

Author: Fabiana Hilário de Almeida

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401036084009


Teaser



Psico-USF ISSN: 1413-8271 revistapsico@usf.edu.br Universidade São Francisco Brasil de Almeida, Fabiana Hilário; Melo-Silva, Lucy Leal Influência dos pais no processo de escolha profissional dos filhos: uma revisão da literatura Psico-USF, vol.
16, núm.
1, enero-abril, 2011, pp.
75-85 Universidade São Francisco São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=401036084009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psico-USF, v.
16, n.
1, p.75-85, jan.-abril 2011 75 Influência dos pais no processo de escolha profissional dos filhos: uma revisão da literatura Fabiana Hilário de Almeida – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil Lucy Leal Melo-Silva1 – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil Resumo Considerando a reconhecida importância da família, sobretudo dos pais, no desenvolvimento vocacional do adolescente, como aponta a literatura, este estudo objetiva contribuir com uma sistematização da produção do conhecimento sobre a influência dos pais no processo de escolha da carreira de filhos adolescentes.
Trata-se de um estudo ilustrativo e não representativo.
O corpus de análise foi constituído por artigos, livros, teses e dissertações, encontrados em bases eletrônicas de dados e em acervos de universidades.
As publicações foram sistematizadas segundo os referenciais teóricos predominantes nos textos analisados.
Os resultados mostraram que, independentemente dos referenciais, a influência dos pais ocorre continuamente nos processos de interação dentro dos grupos familiares.
Apesar dessa constatação, identificou-se lacuna de estudos sobre intervenções realizadas diretamente com os pais de jovens em processo de escolha da carreira no contexto ...





Related documents