Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental Report as inadecuate




Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

José Aloyseo Bzuneck ; Katya Luciane de Oliveira ;Psico-USF 2011, 16 1

Author: Sueli Edi Rufini

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401036084002


Teaser



Psico-USF ISSN: 1413-8271 revistapsico@usf.edu.br Universidade São Francisco Brasil Rufini, Sueli Edi; Bzuneck, José Aloyseo; de Oliveira, Katya Luciane Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental Psico-USF, vol.
16, núm.
1, enero-abril, 2011, pp.
1-9 Universidade São Francisco São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=401036084002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psico-USF, v.
16, n.
1, p.
1-9, jan.-abril 2011 1 Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental Sueli Edi Rufini1 – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil José Aloyseo Bzuneck – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil Katya Luciane de Oliveira – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil Resumo O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um instrumento de avaliação da qualidade motivacional de estudantes do ensino fundamental, tendo por referência a Teoria da Autodeterminação.
Inicialmente, com o propósito de obter dados para a elaboração de itens, foram entrevistadas 20 crianças acerca dos motivos alegados para irem à escola.
Com base nessas informações e de itens disponíveis na literatura, chegou-se a uma versão preliminar da escala, composta de 30 itens e aplicada para um grupo de 30 crianças.
Após os ajustes, responderam à versão final da escala 1381 estudantes do ensino fundamental do estado do Paraná.
A análise fatorial exploratória resultou na exclusão de 4 itens do instrumento, ficando um total de 25.
Foram aceitáveis os índices de consistência interna para as dimensões avaliadas (desmotivação α=0,85, motivação extrínseca por ...





Related documents