Indícios de validade do déficit relacional no método de rorschach para população adulta não-paciente Report as inadecuate




Indícios de validade do déficit relacional no método de rorschach para população adulta não-paciente - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sávio Silveira de Queiroz ;Psico-USF 2012, 17 3

Author: Rafael Rubens de Queiroz Balbi Neto

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401036091014


Teaser



Psico-USF ISSN: 1413-8271 revistapsico@usf.edu.br Universidade São Francisco Brasil de Queiroz Balbi Neto, Rafael Rubens; Silveira de Queiroz, Sávio Indícios de validade do déficit relacional no Método de Rorschach para população adulta não-paciente Psico-USF, vol.
17, núm.
3, diciembre, 2012, pp.
475-484 Universidade São Francisco São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=401036091014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psico-USF, Bragança Paulista, v.
17, n.
3, p.
475-484, set.-dez.
2012 475 Indícios de validade do déficit relacional no Método de Rorschach para população adulta nãopaciente Rafael Rubens de Queiroz Balbi Neto – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil Sávio Silveira de Queiroz – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil Resumo O Método de Rorschach no Sistema Compreensivo, no que tange à população adulta de não pacientes, no Brasil, está normatizado.
Estudos de metanálise transculturais sobre esses resultados apontam que a amostra brasileira apresenta os maiores valores para o Índice de Déficit Relacional (Coping Deficit Index – CDI) dentre 14 países.
Logo, esta pesquisa busca indícios de validade do Índice de Déficit Relacional investigando demanda social e aspectos do relacionamento interpessoal em entrevista fenomenológica com 8 universitários avaliados como positivos para o CDI.
A análise dos dados seguiu o método fenomenológico.
Os resultados apontam dificuldades dos participantes em lidar com a demanda social; os relacionamentos com irmão não indicam necessariamente intimidade ou amizade, mas apenas afeto.
Há distanciamento, conflito e desrespeito no...





Related documents