Metamorfoses da medicalização e seus impactos na família brasileira Report as inadecuate




Metamorfoses da medicalização e seus impactos na família brasileira - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

José Roque Junges ; Fabiane Asquidamine ; Eduardo Sugizaki ;PhysisRevista de Saúde Coletiva 2014, 24 2

Author: Rosangela Barbiani

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400834034013


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Barbiani, Rosangela; Junges, José Roque; Asquidamine, Fabiane; Sugizaki, Eduardo Metamorfoses da medicalização e seus impactos na família brasileira Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
24, núm.
2, abril-junio, 2014, pp.
567-587 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400834034013 Physis - Revista de Saúde Coletiva, ISSN (Versão impressa): 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Metamorfoses da medicalização e seus impactos na família brasileira | 1 Rosangela Barbiani, 2 José Roque Junges, 3 Fabiane Asquidamine, 4 Eduardo Sugizaki | Resumo: O artigo tematiza os traços culturais e políticos do fenômeno da medicalização que se instituiu na sociabilidade brasileira por meio da moralização da família, nos moldes da ideologia higienista “cidadã”.
O estudo baseou-se na revisão de pesquisas historiográficas, contextualizando o surgimento da cidadania associada à forma como o higienismo, o saber especializado, sobretudo médico, e o controle social sobre a família, emolduraram perfis de indivíduos aptos à civilidade societária. Analisam-se os mecanismos do Estado para alinhar as políticas públicas emergentes à legitimação do modelo biologizante e seus reflexos na produção de conhecimentos ratificadores da ordem posta.
Por fim, o artigo aborda as repercussões entre o passado e o presente e os dispositivos de afirmação da ideologia capitalista sobre a família brasileira, por meio da reatualização do fenômeno da medicalização. Conclui-se que o substrato desse tempo histórico configurou um projeto societár...





Related documents