Os sentidos e disputas na construção da política nacional de promoção da saúde Report as inadecuate




Os sentidos e disputas na construção da política nacional de promoção da saúde - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Tatiana Wargas de Faria Baptista ;PhysisRevista de Saúde Coletiva 2014, 24 2

Author: Patrícia Ferrás Araújo da Silva

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400834034007


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Araújo da Silva, Patrícia Ferrás; Wargas de Faria Baptista, Tatiana Os sentidos e disputas na construção da Política Nacional de Promoção da Saúde Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
24, núm.
2, abril-junio, 2014, pp.
441-465 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400834034007 Physis - Revista de Saúde Coletiva, ISSN (Versão impressa): 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Os sentidos e disputas na construção da Política Nacional de Promoção da Saúde | 1 Patrícia Ferrás Araújo da Silva, 2 Tatiana Wargas de Faria Baptista | Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a definição da Política Nacional de Promoção da Saúde de 2006 no Brasil, buscando explicitar os sentidos e disputas no processo de formulação e suas implicações para o campo da saúde.
Para tanto, foram feitas revisão bibliográfica, análise de documentos e entrevistas com participantes da rede de discussão sobre promoção da saúde no Brasil.
Partimos de uma visão de ciência construcionista, compreendendo a política como um processo dinâmico que se constitui a partir de diferentes fatores que influenciam as escolhas e posicionamentos dos atores e grupos.
Identificamos no processo alguns tensionamentos que podem ser entendidos como dilemas que o debate da promoção suscita.
Um primeiro dilema apresentou-se no debate propriamente dito em torno do modelo de promoção, que decorre da polarização historicamente construída entre a perspectiva regulatória e a perspectiva emancipatória.
Um segundo dilema refere-se à apropriação desta...





Related documents