Estratégias para a segurança do paciente no processo de uso de medicamentos após alta hospitalar Report as inadecuate




Estratégias para a segurança do paciente no processo de uso de medicamentos após alta hospitalar - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Nicolina Silvana Romano-Lieber ;PhysisRevista de Saúde Coletiva 2014, 24 2

Author: Liete de Fátima Gouveia Marques

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400834034005


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Gouveia Marques, Liete de Fátima; Romano-Lieber, Nicolina Silvana Estratégias para a segurança do paciente no processo de uso de medicamentos após alta hospitalar Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
24, núm.
2, abril-junio, 2014, pp.
401-420 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400834034005 Physis - Revista de Saúde Coletiva, ISSN (Versão impressa): 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Estratégias para a segurança do paciente no processo de uso de medicamentos após alta hospitalar | 1 Liete de Fátima Gouveia Marques, 2 Nicolina Silvana Romano-Lieber | Resumo: O atual movimento mundial para segurança do paciente reforça a necessidade de desenvolver prevenção quaternária – visando proteger os pacientes do excessivo intervencionismo diagnóstico e terapêutico e minimizar o risco de iatrogenias – para evitar danos ao paciente e gastos desnecessários ao sistema de saúde.
Em situações de transição do cuidado, como alta hospitalar, a ocorrência de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos pode resultar em readmissão hospitalar ou necessidade de atendimento ambulatorial ou em serviços de urgência. Este artigo tem por objetivo discutir o gerenciamento da segurança do paciente no processo de uso de medicamentos após alta hospitalar.
Com base em pesquisa bibliográfica, realizou-se abordagem sobre estratégias utilizadas por equipe hospitalares, tais como reconciliação medicamentosa, orientação ao paciente e-ou cuidador, comunicação por meio de resumo de alta, e seguimento domiciliar, além da nece...





Related documents