Editorial Report as inadecuate




Editorial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

PhysisRevista de Saúde Coletiva 2014, 24 2

Author: Kenneth R. de Camargo Jr.

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400834034001


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica de Camargo Jr., Kenneth R. Editorial Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
24, núm.
2, abril-junio, 2014, pp.
337-339 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponible en: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400834034001 Physis - Revista de Saúde Coletiva, ISSN (Versión impresa): 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil ¿Cómo citar? Número completo Más información del artículo Página de la revista www.redalyc.org Proyecto académico sin fines de lucro, desarrollado bajo la iniciativa de acceso abierto Editorial Publicar ou perecer, ou perecer por publicar (em excesso)? | Kenneth R.
de Camargo Jr.
| Há mais de trinta anos, em comentário para a revista Science, William Broad já apontava para os problemas crescentes causados pelo estímulo constante à publicação desenfreada (BROAD, 1981), o tristemente famoso “publish or perish”: cada vez mais se buscaria a submissão aos periódicos do que ele chamou de “unidades mínimas publicáveis” (least publishable units), dando origem ao que ficou conhecido mais tarde como “publicação salame”, isto é, a divisão do que a rigor deveria ser um único texto abrangendo uma pesquisa em vários pequenos artigos, para maximizar o número de publicações.
Ainda no mesmo artigo, Broad assinalou o fenômeno da multiplicação de autores, ao menos em parte dos casos devido à eufemisticamente denominada “autoria honorária”.
Temos observado, com alguma preocupação, esse fenômeno nas submissões a nossa revista, em muitos casos sem qualquer justificativa razoável.1 Por razões éticas, não é possível dar exemplos concretos, mas tem sido surpreendente receber manuscritos com um número de autores que se aproxima, ou às vezes ultrapassa, o número de sujeitos participantes na pesquisa que originou o arti...





Related documents