A carreira moral da vergonha na visão de homens e mulheres -alcoólatras- Report as inadecuate




A carreira moral da vergonha na visão de homens e mulheres -alcoólatras- - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

PhysisRevista de Saúde Coletiva 2014, 24 1

Author: Fernanda Vecchi Alzuguir

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400834033002


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Vecchi Alzuguir, Fernanda A carreira moral da vergonha na visão de homens e mulheres “alcoólatras” Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
24, núm.
1, enero-marzo, 2014, pp.
11-29 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400834033002 Physis - Revista de Saúde Coletiva, ISSN (Versão impressa): 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto A carreira moral da vergonha na visão de homens e mulheres “alcoólatras” | 1 Fernanda Vecchi Alzuguir | Resumo: Neste artigo, analisamos a carreira moral de tratamento do alcoolismo em um serviço público de saúde a partir de depoimentos de homens e mulheres “alcoólatras” sobre a moral da vergonha.
A carreira moral é a sequência de mudanças que produzem efeitos na identidade e no esquema de imagens da pessoa para julgar os outros e a si própria.
Foram entrevistados 20 pacientes do serviço, sendo dez homens e dez mulheres em acompanhamento ambulatorial e-ou internados. Além disso, observações de campo das relações entre pacientes e destes com os profissionais de saúde foram conduzidas.
Aspectos da carreira moral foram analisados, entre eles, a “conscientização” do alcoolismo como doença e da condição alcoólatra e a construção da vergonha e da responsabilidade no contexto de tratamento.
A vergonha expressa o reconhecimento dos entrevistados da inobservância de normas sociais, entre as quais, a repercussão do gênero na definição da ética do homem provedor e da boa mãe.
Comprovando a dimensão médico-moral do dispositivo terapêutico, a vergonha é reconfigurada nos moment...





Related documents