Mineração, agricultura familiar e saúde coletiva: um estudo de caso na região de itamarati de minas-mg Report as inadecuate




Mineração, agricultura familiar e saúde coletiva: um estudo de caso na região de itamarati de minas-mg - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Marcelo Firpo de Souza Porto ;PhysisRevista de Saúde Coletiva 2015, 25 4

Author: Alen Batista Henriques

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400844481016


Teaser



Physis - Revista de Saúde Coletiva ISSN: 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Batista Henriques, Alen; de Souza Porto, Marcelo Firpo Mineração, agricultura familiar e saúde coletiva: um estudo de caso na região de Itamarati de Minas-MG Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
25, núm.
4, octubre-diciembre, 2015, pp.
13611382 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400844481016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Mineração, agricultura familiar e saúde coletiva: um estudo de caso na região de Itamarati de Minas-MG | 1 Alen Batista Henriques, 2 Marcelo Firpo de Souza Porto | Resumo: O artigo discute, à luz dos paradigmas da ecologia política e da justiça ambiental, os impactos socioambientais e à saúde coletiva resultantes do processo de extração mineral no município de Itamarati de Minas-MG.
Os objetivos se encerram na compreensão dos riscos e vulnerabilidades socioambientais produzidos, assim como na apreensão dos conflitos e dos cenários de injustiça ambiental, próprios a essa atividade econômica.
Na primeira parte são apresentadas, de forma abreviada, algumas características do atual modelo de exploração mineral e de inserção mundial subordinada de territórios como o do município de Itamarati de Minas.
Em seguida, tem lugar uma descrição da área estudada e das fontes e métodos utilizados no trabalho; em seguida, são apresentados os resultados das entrevistas.
Percebeu-se que o processo de mineração de bauxita é impactante ao meio ambiente e aos modos de vida da coletividade; do mesmo modo, atua de forma negativa no processo de produção de saúde e d...





Related documents