Participação social no contexto da atenção primária em saúde: um estudo de caso das comissões locais de saúde do sus de belo horizonte Report as inadecuate




Participação social no contexto da atenção primária em saúde: um estudo de caso das comissões locais de saúde do sus de belo horizonte - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sueli Gandolfi Dallari ;PhysisRevista de Saúde Coletiva 2015, 25 4

Author: Ana Maria Caldeira Oliveira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400844481002


Teaser



Physis - Revista de Saúde Coletiva ISSN: 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Caldeira Oliveira, Ana Maria; Gandolfi Dallari, Sueli Participação social no contexto da Atenção Primária em Saúde: um estudo de caso das Comissões Locais de Saúde do SUS de Belo Horizonte Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
25, núm.
4, octubre-diciembre, 2015, pp.
1059178 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400844481002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Participação social no contexto da Atenção Primária em Saúde: um estudo de caso das Comissões Locais de Saúde do SUS de Belo Horizonte | 1 Ana Maria Caldeira Oliveira, 2 Sueli Gandolfi Dallari | Resumo: O objetivo do estudo é analisar as Comissões Locais de Saúde (CLS) do Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte (SUS-BH) como espaços de ampliação da democracia à luz da Teoria Democrática Deliberativa.
A pesquisa foi realizada no período de outubro-2013 a junho-2014 com análise de três CLS.
Utilizou-se a técnica de observação participante com a adoção de um diário de campo. Como resultado do processo democrático, ainda que de maneira tímida e desorganizada, destacase o fluxo de informações horizontal, que através das discussões permite acompanhar e fiscalizar as políticas públicas, indo além do setor saúde, visando à redução das iniquidades sociais.
Ao discutirem sobre temas que afetam suas vidas e decidirem por meio de acordos, as CLS revelam-se como espaços públicos verdadeiramente democráticos, de ampliação da democracia.  Palavras-chave: participação social; atenção primária à saúde; demo...





Related documents