Uma contribuição para a avaliação da atenção primária à saúde pela perspectiva do usuário Report as inadecuate




Uma contribuição para a avaliação da atenção primária à saúde pela perspectiva do usuário - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Walter Mendes ; Ana Laura Brandão ; Carlos Eduardo Aguilera Campos ;PhysisRevista de Saúde Coletiva 2015, 25 3

Author: Marcele Bocater Paulo de Paiva

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400842639013


Teaser



Physis - Revista de Saúde Coletiva ISSN: 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Bocater Paulo de Paiva, Marcele; Mendes, Walter; Brandão, Ana Laura; Aguilera Campos, Carlos Eduardo Uma contribuição para a avaliação da Atenção Primária à Saúde pela perspectiva do usuário Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
25, núm.
3, julio-septiembre, 2015, pp.
925-950 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400842639013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Uma contribuição para a avaliação da Atenção Primária à Saúde pela perspectiva do usuário | 1 Marcele Bocater Paulo de Paiva, 2 Walter Mendes, 3 Ana Laura Brandão, 4 Carlos Eduardo Aguilera Campos | Resumo: A avaliação pela perspectiva do usuário é uma parte essencial das avaliações dos serviços de saúde, tendo, entre outras, a finalidade oferecer subsídios para a melhoria da qualidade do cuidado ofertado.
A polissemia conceitual e metodológica sobre esse tema é grande e exige esforços de maior teorização.
O presente estudo objetiva contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia para avaliar, na perspectiva do usuário, a qualidade dos serviços prestados pela Atenção Primária à Saúde (APS).
Nesse sentido, foi feito um levantamento na literatura das dimensões, dos indicadores e de nove instrumentos de avaliação pela perspectiva do usuário, os quais, posteriormente, foram submetidos a julgamento de especialistas, usando-se a técnica Delphi.
Houve consenso entre os especialistas sobre 14 dimensões e 56 elementos de mensuração.
As dimensões foram julgadas por grau de relevância, sendo consideradas ...





Related documents