Documentiras y fricções. o lado escuro da lua Report as inadecuate




Documentiras y fricções. o lado escuro da lua - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

MARTA LUCÍA VÉLEZ ;Galáxia 2005, 10

Author: ARLINDO MACHADO

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399641236002


Teaser



Galáxia E-ISSN: 1982-2553 aidarprado@gmail.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil MACHADO, ARLINDO; VÉLEZ, MARTA LUCÍA Documentiras y fricções.
O lado escuro da lua Galáxia, núm.
10, diciembre, 2005, pp.
11-30 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399641236002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto MACHADO, Arlindo; VÉLEZ, Marta Lucía.
Documentiras y fricções.
O lado escuro da lua.
Revista Galáxia, 11 São Paulo, n.
10, p.
11-30, dez.
2005. Documentiras y fricções O lado escuro da lua Arlindo Machado – Marta Lucía Vélez Resumo : Opération Lune , d o c u m e n t á ri o fake d e W i l l i a m K a r e l , é o q u e s e p o d e c a r a c t e r i zar como uma farsa sobre uma farsa.
O documentário busca provar que a viagem dos americanos à Lua em 1969 (ou pelo menos a sua transmissão direta pela televisão) foi uma mentira, mas ele próprio também é uma mentira.
Em psicanálise, costuma-se dizer que quando alguém mente sobre uma mentira, acaba dizendo a verdade.
A verdade que Karel formula é simples: não se pode crer em tudo o que a mídia diz ou mostra, pois há sempre inumeráveis maneiras de manipular a informação, editando as entrevistas reais, forjando falsas entrevistas, alterando ou renomeando materiais de arquivo, com falsas legendas ou dublagens sobre regist r o s h i s t ó r i c o s , r e i n t e r p r e t a n d o a s i m a g e n s e o s s o n s a t r a v é s d a n a r r a ç ã o over , e a s s i m p o r d i a n t e .
O mock-documentary d e K a r e l , s e m a b r i r m ã o d a d ú v i d a s o b r e a veracidade das imagens da Lua, é também uma denúncia do mod...





Related documents