Automação e agência humana na linha 4-amarelado metrô de são paulo Report as inadecuate




Automação e agência humana na linha 4-amarelado metrô de são paulo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Galáxia 2015, 29

Author: Janice Caiafa

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399641255007


Teaser



Galáxia E-ISSN: 1982-2553 aidarprado@gmail.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Caiafa, Janice Automação e agência humana na Linha 4-Amarelado metrô de São Paulo Galáxia, núm.
29, junio, 2015, pp.
83-95 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399641255007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 83 CAIAFA, J.
Automação e agência humana na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo.
Galaxia (São Paulo, Online), n.
29, p.
83-95, jun.
2015.
http:--dx.doi.org-10.1590-1982-25542015120132 Automação e agência humana na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo1 Janice Caiafa Resumo: Consideramos o metrô como um conjunto de circuitos comunicacionais em que circulam mensagens e pessoas.
Os circuitos comunicacionais de um metrô compõem uma superfície de interfaces onde se conjugam constantemente o trabalho da máquina e a agência humana.
Examinamos neste trabalho alguns aspectos da experiência de automação integral da condução na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo.
Com a introdução dos novos automatismos, a presença humana é deslocada e redistribuída, e, ainda, no caso do piloto humano, suprimida, ensejando um novo regime de interfaces.
Com base nos dados etnográficos, analisamos a recepção social dessas transformações e exploramos as imbricações entre o técnico e o humano na efetivação desse projeto no contexto das viagens de metrô. Palavras-chave: processos comunicativos; inovação tecnológica; automação; metrô (São Paulo); etnografia. Abstract: Automation and human agency in the line 4 of São Paulo subway – We consider the subway as a large ensemble of communicative circui...





Related documents