O renascimento da diversidade no contexto da globalização. ortiz, renato. universalismo e diversidade: contradições da modernidade-mundo. são paulo: boitempo, 175 p., 2015. Report as inadecuate




O renascimento da diversidade no contexto da globalização. ortiz, renato. universalismo e diversidade: contradições da modernidade-mundo. são paulo: boitempo, 175 p., 2015. - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Galáxia 2016, 33

Author: Regina Helena Giannotti

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399648639020


Teaser



Galáxia E-ISSN: 1982-2553 aidarprado@gmail.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Giannotti, Regina Helena O renascimento da diversidade no contexto da globalização.
ORTIZ, Renato. Universalismo e diversidade: contradições da modernidade-mundo.
São Paulo: Boitempo, 175 p., 2015. Galáxia, núm.
33, septiembre-diciembre, 2016, pp.
245-249 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399648639020 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. O renascimento da diversidade no contexto da globalização Regina Helena Giannotti ORTIZ, Renato. Universalismo e diversidade: contradições da modernidade-mundo. São Paulo: Boitempo, 175 p., 2015. Resumo: Universalismo e diversidade: contradições da modernidade-mundo é um convite para refletir sobre temas contemporâneos, como diversidade, relativismo cultural e pluralismo, que podem ser analisados e compreendidos muito além das costumeiras dicotomias do pensamento eurocêntrico.
Categorias de entendimento aceitas ao longo do século XX, como EstadoNação, universalismo e relativismo, ao serem atravessadas pelo processo de globalização, tiveram seus contextos de análise sensivelmente alterados, especialmente no que concerne às questões da temporalidade e espacialidade.
Ultrapassando essa proposição, Ortiz alerta sobre os usos que a sociedade e o mercado têm feito do tema. Palavras-chave: universalismo; globalização; diversidade...





Related documents