Acionamentos geopolíticos num show de música pop em cuba Report as inadecuate




Acionamentos geopolíticos num show de música pop em cuba - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Galáxia 2016, 33

Author: Thiago Soares

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399648639013


Teaser



Galáxia E-ISSN: 1982-2553 aidarprado@gmail.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Soares, Thiago Acionamentos geopolíticos num show de música pop em Cuba Galáxia, núm.
33, septiembre-diciembre, 2016, pp.
171-183 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399648639013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Acionamentos geopolíticos num show de música pop em Cuba Thiago Soares Resumo: Diante de um contexto histórico de tensionamento político e econômico entre Cuba e Estados Unidos, toma-se um espetáculo de música pop ocorrido em março de 2016 na Tribuna Anti-imperialista em Havana e protagonizado pelo grupo de música eletrônica Major Lazer como uma performance em torno da memória cultural nas Américas, conforme postula Diana Taylor (2013).
A encenação de disposições performáticas dos músicos e do público remete a rituais que evidenciam contradições em torno da presença de vestígios de produtos da cultura norte-americana em território cubano.
Debate-se as rasuras das políticas comunicacionais restritivas do governo cubano e a ostentação de ícones ligados aos Estados Unidos por parte da juventude de Cuba como questionamentos em torno de um projeto de nação. Palavras-chaves: performance; música pop; gêneros musicais; geopolítica; Cuba. Abstract: Geopolitical assemblages in a pop music concert in Cuba - Facing a historical context of political and ec...





Related documents