Omayra: reflexões sobre o rosto, uma fotografia e suas políticas Report as inadecuate




Omayra: reflexões sobre o rosto, uma fotografia e suas políticas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Angie Biondi ;Galáxia 2016, 33

Author: Angela Cristina Salgueiro Marques

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399648639011


Teaser



Galáxia E-ISSN: 1982-2553 aidarprado@gmail.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Salgueiro Marques, Angela Cristina; Biondi, Angie Omayra: reflexões sobre o rosto, uma fotografia e suas políticas Galáxia, núm.
33, septiembre-diciembre, 2016, pp.
145-157 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399648639011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Omayra: reflexões sobre o rosto, uma fotografia e suas políticas1 Angela Cristina Salgueiro Marques Angie Biondi Resumo: O presente artigo parte da fotografia da menina Omayra Sanchez para refletir acerca de como a imagem fotojornalística pode conferir rosto a um indivíduo, tornando-o sujeito pelo nosso olhar.
O rosto encarnado na superfície fotográfica permite o aparecer do estranho, fazendo emergir o lugar da comunicação, da reciprocidade.
A política da imagem pode, ao mesmo tempo, revelar um “em comum”, um incomum e uma parte de outrem que não se deixa apreender, que não consegue traduzir-se em comunicação.
Por meio da elaboração de três seções interligadas, buscamos entender como esta imagem nos apresenta o lugar do outro que se transforma na promessa do meu próprio lugar, assumindo um caráter estético, ético e político.
Abertura, passagem e interdição compõem os movimentos do processo intermitente de produção de gestos e olhares subjetivantes. Palavras-chave: fotojornalismo; imagem; política; ros...





Related documents