Em busca de um dialogo entre plano nacional de educação pne, formação de professores e multi-interculturalismo Report as inadecuate




Em busca de um dialogo entre plano nacional de educação pne, formação de professores e multi-interculturalismo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Paulo Melgaço da Silva Junior ; Ana Canen ;Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 2013, 21 79

Author: Aline Cleide Batista

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399538145005


Teaser



Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação ISSN: 0104-4036 ensaio@cesgranrio.org.br Fundação Cesgranrio Brasil Batista, Aline Cleide; Melgaço da Silva Junior, Paulo; Canen, Ana Em busca de um dialogo entre Plano Nacional de Educação (PNE), Formação de professores e multi-interculturalismo Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol.
21, núm.
79, abril-junio, 2013, pp.
253-267 Fundação Cesgranrio Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399538145005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Em busca de um dialogo entre Plano Nacional de Educação (PNE), Formação de professores e multi-interculturalismo Aline Cleide Batista* Paulo Melgaço da Silva Junior** Ana Canen *** Resumo O presente artigo se propõe a analisar como as propostas multi-interculturais estão refletidas no texto do PNE 2011-2020.
Argumentamos que uma educação multi-intercultural pode contribuir para a construção de uma educação que valorize e reconheça as múltiplas culturas presentes no cotidiano e, sobretudo, promover uma interrelação entre as diferentes identidades culturais.
Defendemos a relevância desta análise, apoiados em argumentos a partir de autores que nos mostram a centralidade da cultura em nossos tempos.
Com isso, destacamos como se dá a expansão dos determinantes associados à cultura a partir da segunda metade do século XX, e como ela tem assumido uma posição central na vida dos sujeitos, em processos globais de formação e mudança.
Por isso, torna-se de fundamental importância refletir como o PNE (Plano Nacional de Educação) está incorporando as questões propostas pelo multi-interculturalismo, principalmente aquelas relativas à form...





Related documents