Editorial Report as inadecuate




Editorial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 2013, 21 79

Author: Fátima Cunha Ferreira Pinto

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399538145001


Teaser



Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação ISSN: 0104-4036 ensaio@cesgranrio.org.br Fundação Cesgranrio Brasil Cunha Ferreira Pinto, Fátima Editorial Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol.
21, núm.
79, abril-junio, 2013, pp.
179-181 Fundação Cesgranrio Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399538145001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial A diversidade de situações nas quais são utilizadas técnicas de avaliação é uma forte característica dos trabalhos mais recentes apresentados na revista Ensaio. Observa-se que a busca de qualidade é um imperativo que se manifesta através de mecanismos de avaliação, alguns dos quais são mencionados neste número. A lista das contribuições neste número da revista Ensaio inicia-se com o artigo “Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares”.
Os autores, Jorge Adelino Costa e Sandra Figueiredo, assinalam a necessidade de reconhecer a influência da liderança no desempenho docente e discente.
A eficácia é um dos conceitos emergentes neste domínio de investigação e surge associada à definição de quadros de referência do desempenho dos líderes escolares.
Estes quadros de referência para a liderança podem ter seis dimensões: orientação estratégica, visão e missão; processo de ensino e aprendizagem; relações interpessoais e desenvolvimento; organização e gestão de recursos; prestação de contas e gestão de recursos; prestação de contas e responsabilização; relações com comunidade e contextos. A seguir, Jorge Eduardo Tasca, Leonardo Ensslin e Sandra R.
Ensslin enfocam “A construção de um referencial teórico sobre a avaliação...





Related documents