Indicador de valor acrescentado e tópicos sobre consistência e estabilidade: uma aplicação ao brasil Report as inadecuate




Indicador de valor acrescentado e tópicos sobre consistência e estabilidade: uma aplicação ao brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Alcino Couto ;Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 2013, 21 78

Author: Maria Eugénia Ferrão

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399538144008


Teaser



Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação ISSN: 0104-4036 ensaio@cesgranrio.org.br Fundação Cesgranrio Brasil Ferrão, Maria Eugénia; Couto, Alcino Indicador de valor acrescentado e tópicos sobre consistência e estabilidade: uma aplicação ao Brasil Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol.
21, núm.
78, enero-marzo, 2013, pp.
131-164 Fundação Cesgranrio Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399538144008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Indicador de valor acrescentado e tópicos sobre consistência e estabilidade: uma aplicação ao Brasil Maria Eugénia Ferrão* Alcino Couto** Resumo Este artigo examina a abordagem de valor acrescentado no contexto da literatura de eficácia escolar.
Debatidos aspetos relevantes do estado-da-arte sobre o uso do indicador de valor acrescentado, o enfoque recai sobre os problemas de escolha do modelo estatístico e o das propriedades de consistência e estabilidade do indicador, considerando o contexto educacional brasileiro.
São apresentadas as vantagens e limitações que, por sua vez, elucidam quanto ao uso que lhe possa ser dado.
A componente empírica é desenvolvida através da aplicação de modelo multinível de componentes de variância aos dados do GERES 2005 referentes ao município de Campinas, dado este apresentar, simultaneamente, maior percentagem de escolas por estrato e menor taxa de atrito. A evidência empírica revela que o indicador produzido pelo modelo de resultados contextualizados é muito diferente do de valor acrescentado, sustentando a necessidade de adoção de estudos longitudinais.
Os níveis de consistência e de estabilidade encontrados face aos dois modelos de va...





Related documents