Editorial Report as inadecuate




Editorial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ruben Klein ;Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 2013, 21 78

Author: Maria Eugénia Ferrão

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399538144001


Teaser



Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação ISSN: 0104-4036 ensaio@cesgranrio.org.br Fundação Cesgranrio Brasil Ferrão, Maria Eugénia; Klein, Ruben Editorial Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol.
21, núm.
78, enero-marzo, 2013, pp.
7-9 Fundação Cesgranrio Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399538144001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial A formulação de políticas públicas em educação é cada vez mais baseada em evidência, proveniente da pesquisa científica e de estudos de avaliação educacional. Assim, assistimos a desenvolvimentos muito rápidos em termos da influência da avaliação educacional na definição e avaliação de políticas públicas.
Deparamo-nos com uma onda crescente na implementação de sistemas de avaliação que têm como propósito a responsabilização, mutias vezes, com consequências de alto risco ao nível dos indivíduos e das instituições.
Tais sistemas são baseados em métodos estatísticos. Conferindo-lhes centralidade, suscitam também uma nova agenda para a pesquisa em avaliação educacional, em estatística e, em particular, em estatística educacional, nos termos genericamente definidos pela Encyclopedia of Statistical Sciences. De acordo com uma das primeiras definições, a avaliação educacional trata do processo de determinar em que medida os objectivos educacionais são efetivamente atingidos.
Circunscreve-se nesta definição a análise dos efeitos de políticas e programas nos indivíduos, grupos, instituições e comunidades.
Através de métodos objectivos e sistemáticos, a avaliação afere o grau de realização das metas face às estabelecidas, considerando o...





Related documents