A morada da língua portuguesa Report as inadecuate




A morada da língua portuguesa - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 2014, 22 85

Author: Arnaldo Niskier

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399534056011


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Niskier, Arnaldo A morada da língua portuguesa Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol.
22, núm.
85, octubre-diciembre, 2014, pp.
1115-1130 Fundação Cesgranrio Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399534056011 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, ISSN (Versão impressa): 0104-4036 ensaio@cesgranrio.org.br Fundação Cesgranrio Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto 1115 A morada da língua portuguesa PÁGINA ABERTA A morada da língua portuguesa -Livros são papéis pintados com tinta.- - Fernando Pessoa Arnaldo Niskier* Resumo Temos raízes latinas muito sólidas, o que não foi suficiente para que o Acordo Ortográfico de Unificação da Língua Portuguesa, assinado em 1990, alcançasse a unanimidade desejável.
Em Lisboa há um movimento sincronizado para colocar em dúvida as razões lexicográficas das pequenas mudanças propostas.
A escritora Lygia Fagundes Telles, falando na Academia Brasileira de Letras, pediu que liderássemos uma cruzada favorável à língua portuguesa.
Devemos melhorar o atual índice de leitura (2,4 livros por habitante) e ampliar significativamente o número de bibliotecas públicas em todo o País.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, é muito sóbria em relação aos cuidados com a nossa língua.
De nada adianta ensinar a ler e a escrever sem a garantia da permanência dos alunos nas escolas, lugar de -leitura crítica- e interpretativa do que lhe chega por intermédio da imagem e do som.
Temos um dado positivo que é a publicação, em alguns dos maiores jornais brasileiros, de colunas de valorização da língua portuguesa.
Este é um movimento extremam...





Related documents