A instituição da reserva de vagas na universidade pública brasileira: os meandros da formulação de uma política Report as inadecuate




A instituição da reserva de vagas na universidade pública brasileira: os meandros da formulação de uma política - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Marcelo Batista Gomes ;Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 2014, 22 85

Author: Guiomar de Oliveira Passos

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399534056010


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica de Oliveira Passos, Guiomar; Gomes, Marcelo Batista A instituição da reserva de vagas na universidade pública brasileira: os meandros da formulação de uma política Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol.
22, núm.
85, octubre-diciembre, 2014, pp.
1091-1114 Fundação Cesgranrio Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399534056010 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, ISSN (Versão impressa): 0104-4036 ensaio@cesgranrio.org.br Fundação Cesgranrio Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto A instituição da reserva de vagas na universidade pública brasileira: os meandros da formulação de uma política 1091 A instituição da reserva de vagas na universidade pública brasileira: os meandros da formulação de uma política Guiomar de Oliveira Passos* Marcelo Batista Gomes** Resumo Aborda-se o acesso ao ensino superior público no Brasil, delineando a instituição das cotas na Universidade Federal do Piauí em termos de motivações, objetivos e atores envolvidos.
Objetiva-se caracterizar a experiência, enfatizando a inserção na agenda, o estabelecimento das alternativas de solução e a formulação da política.
Para isso, baseia-se no modelo de Múltiplos Fluxos, em fontes documentais e entrevistas com o Reitor, relator do processo, procuradores, próReitores e presidentes da COPEVE.
Constatou-se que esta foi uma iniciativa da administração superior estimulada pela expansão de vagas e pela exclusão dos egressos da escola pública nos cursos mais concorridos da Universidade. Portanto, a formulação dependeu do reconhecimento do problema e da existência de soluções viáveis e aceitáveis, demanda e cl...





Related documents