Espaço comum de ensino superior da união europeia, américa latina e caribe eces – uealc: nova forma de incorporação dependente? Report as inadecuate




Espaço comum de ensino superior da união europeia, américa latina e caribe eces – uealc: nova forma de incorporação dependente? - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Raquel Villardi ;Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 2014, 22 85

Author: Zacarias Gama

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399534056004


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Gama, Zacarias; Villardi, Raquel Espaço Comum de Ensino Superior da União Europeia, América Latina e Caribe (ECES – UEALC): Nova forma de incorporação dependente? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol.
22, núm.
85, octubre-diciembre, 2014, pp.
917-937 Fundação Cesgranrio Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399534056004 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, ISSN (Versão impressa): 0104-4036 ensaio@cesgranrio.org.br Fundação Cesgranrio Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Espaço Comum de Ensino Superior da União Europeia, América Latina e Caribe (ECES – UEALC): Nova forma de incorporação dependente? 917 Espaço Comum de Ensino Superior da União Europeia, América Latina e Caribe (ECES – UEALC): Nova forma de incorporação dependente?1 Zacarias Gama* Raquel Villardi** Resumo Três objetivos norteiam este texto que toma como objeto a construção do Espaço Comum de Educação Superior – União Europeia, América Latina e Caribe (ECES-UEALC): demonstrar que a imposição de uma racionalidade neoliberal aos sistemas de educação superior da região, por meio de processos de avaliação, visa superar crenças e procedimentos, e estandardizar e universalizar métodos e processos; destacar o processo de alinhamento das instituições de educação superior da América Latina e Caribe ao Espaço Europeu de Educação Superior – EEES; examinar o alcance do que pode ser uma nova forma de incorporação da América Latina e Caribe.
A tese central que procura discutir considera que a construção do ECES-UEALC com a utilização de meios de conformação das universidades da região a determinad...





Related documents